IV SEDRES - Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade

Universidade Federal do Tocantins (UFT)

4 de setembro de 2018 – 6 de setembro de 2018


O Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade (SEDRES) nasceu com o propósito de fomentar e fortalecer a interação entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros em torno das discussões sobre o desenvolvimento regional. O evento foi planejado para ser bianual, inicialmente, para suprir uma lacuna da área de Planejamento Urbano Regional/Demografia, intercalando-o com ENNAPUR. Mas, hoje, é considerado o evento mais importante da área devido sua abrangência e aceitação pelos pares que elegem a próxima sede e comitê organizador, de forma democrática, a cada edição. A idealização do Sedres foi chancelada, no ano de 2011, na Assembleia Geral da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR).

Já em agosto de 2012, ocorreu a 1a edição do evento na cidade do Rio de Janeiro a partir da parceria dos programas da UNISC, FURB, UFPA e IPPUR vinculados à área. Dessa forma, a UFRJ, da região sudeste, inaugurou a realização do evento com o tema “Abordagens e experiências”, que expressava o desejo de agregar todas as abordagens de estudos empíricos, reflexões teóricas e demais propostas nas diversas dimensões - econômica, social, política e cultural - em diferentes escalas do desenvolvimento.

Na 2a edição, foi a vez da região nordeste, que teve o tema “A diversidade Regional Brasileira em perspectiva”. O evento foi realizado em Campina Grande-PB, pelo Programa de Desenvolvimento Regional da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, no período de 13 a 15 de agosto de 2014.

A 3a edição foi realizada na região sul do país, pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Regional de Blumenau - Furb, no período de 14 a 17 de setembro de 2016.  Dessa vez, o tema escolhido foi: A questão Regional uma questão (de) política. O evento recebeu cerca de 300 trabalhos, sendo que 280 deles foram aprovados e distribuídos em 4o Grupos de Trabalho (GTs). Ao todo, 260 pessoas participaram dos quatro dias de evento.

A 4a edição do evento que será realizada em Palmas/TO, na região Norte do país,  terá como tema “Democracia e Desigualdades Regionais”. O evento será realizado no período de 4 a 6 de setembro na Universidade Federal do Tocantins – UFT, sob a coordenação do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional em parceria com o Mestrado Acadêmico em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais e o Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas.

Para 4ª edição, artigos completos poderão ser submetidos para avaliação entre 26/02/2018 e 20/05/2018. A divulgação dos artigos aceitos será realizada até 08/06/2018. Maiores informações podem ser encontradas na seção "Chamada para submissões".

As incrições poderão ser realizadas entre 26/02/2018 e 06/09/2018, observando variações de valores em decorrência da proximidade à data de realização do evento. Maiores informações podem ser encontradas na seção "Inscrições".


Informações sobre a Conferência