Chamada para submissões

Artigos completos poderão ser submetidos para avaliação entre 26/02/2018 e 20/05/2018. A divulgação dos artigos aceitos será realizada até 30/06/2018. Os trabalhos deverão estar inseridos no contexto de ao menos uma sessão temática e seguir estritamente as diretrizes de formatação.

Autores e co-autores poderão figurar em até dois artigos submetidos para avaliação.



ST 1. Estado, Instituições e Políticas Públicas

O eixo discute a função do Estado e de suas instituições na promoção do desenvolvimento regional. Além disso, debate-se as políticas públicas necessárias para alcançar esse objetivo. Desse modo, o ST 1 recebe pesquisas científicas que tratam sobre o planejamento em suas diversas escalas geográficas, análises de ambientes institucionais e ações que proporcionam o bem-estar coletivo, e o levantamento históricos dessas questões.

 

ST 2. Estudos Teóricos e Metodológicos em Desenvolvimento Regional

O objetivo do eixo consiste na compreensão dos arcabouços teóricos e metodológicos relevantes no entendimento das questões que envolvem o desenvolvimento regional. Essa variedade de interpretações e abordagens contribuem para o aperfeiçoamento das análises científicas. Nesse sentido, o ST 2 atende os pesquisadores que tratam sobre as diversas correntes de pensamento e realizam uma reflexão avaliativa e pragmática sobre esses aspectos.

 

ST 3. Cultura, Turismo e Desenvolvimento

A cultura é um fator que influencia diretamente no desenvolvimento regional. Em vista disso, o eixo analisa o comportamento da sociedade no que profere a essa questão, e como tais condicionantes potencializam o turismo, tanto o rural, ecológico, histórico, gastronômico ou o religioso. Por isso, o ST 3 dialoga com os temas que envolvem a preservação do meio ambiente e do modo de vida de pequenas comunidades, pluralidade cultural, identidade e a exploração sustentável do patrimônio natural e humano presente na região.

 

ST 4. Dinâmicas Socioeconômicas no Território

O eixo versa sobre as interações espaciais presentes nas regiões e como esses contatos originam diferenciações inter-regionais. Nesse tocante, analisa-se as iniciativas que promovem a inclusão de áreas marginalizadas nas dinâmicas socioeconômicas, e também as novas regionalizações presentes no Brasil. Assim, o ST 4 debate sobre reestruturações produtivas, grandes projetos de investimentos, a geografia econômica e a divisão do trabalho no plano regional.

 

ST 5. Ambientes e Desenvolvimento no Território

A razão deste eixo fundamenta-se nas múltiplas relações entre o ser humano e o ambiente na qual vivencia. Essas percepções transfiguram-se no território e dita o padrão de desenvolvimento presente nesta sociedade. Em vista disso, o ST 5 aborda assuntos que discorrem sobre conflitos sociais, ambientais e fundiários, apropriações de espaço, desastres naturais, desmatamentos, desabastecimento de água e outros problemas de saneamento, mudanças climáticas, e como a sociedade lida com essas situações.

 

ST 6. Ciência, Tecnologia e Inovação

O eixo refere-se as pesquisas que demonstram como a ciência, tecnologia e inovação modificaram as regiões ou as comunidades em favor do seu desenvolvimento. Dessa forma, o ST 6 expõe os estudos de casos que comprovam a efetividade dessas práticas no que tange à transformação espacial. Ademais, aceita-se trabalhos que debatem sobre a função das universidades e institutos, experiências em ações inovadoras e projetos de extensão promovidos pelos cursos de pós-graduação na área de Planejamento Urbano-Regional.


Diretrizes para Autores

 

1. Somente serão aceitos trabalhos na modalidade artigo completo.

 

2. Todos os trabalhos deverão ser submetidos em formato WORD por meio da página do evento.

 

3. Os trabalhos deverão conter, na ordem que se segue:

3.1. Título do trabalho (iniciais maiúsculas, negrito, palavras estrangeiras em itálico, centralizado).

3.2. Nome do(s) autor(es/a/as) (Arial 12, normal, centralizado). Observação: adicionar nota de rodapé com os o(s) nome(s) completo(s) da(s) instituição(ões) a que está(ão) vinculado(a/s) o(s) autor(es) e e-mail(s) (em Arial 10, espaçamento simples - justificado). (APENAS PARA A VERSÃO FINAL, APÓS PARECER DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO)

3.3. Nome da Sessão Temática, em caixa alta, negrito e centralizado. (caberá à comissão científica a seleção dos trabalhos para as respectivas sessões temáticas).

3.4. Resumo (Arial 12, espaçamento simples entre linhas, justificado, entre 5 e 10 linhas).

3.5. Palavras-chave (de 3 a 5 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula).

 

4. Corpo do trabalho

4.1. Arial 12 (normal).

4.2. Espaçamento 1,5 entre as linhas.

4.3. Recuo na primeira linha de 1,5 cm.

4.4. Margens justificadas.

4.5. Máximo de 15 páginas, incluindo as referências bibliográficas, tabelas e ilustrações.

4.6. Para destaques usar, apenas, o corpo itálico (grifo), sem sublinhado e palavras em caixa alta (a não ser em siglas que não formem palavras, exemplo CNPq, ou nos sobrenomes dos autores, das referências bibliográficas.

4.7. O negrito poderá ser usado, exclusivamente, para destacar os subtítulos ou divisões do trabalho, sempre no mesmo corpo 12, em caixa alta e baixa.

4.8. As citações de mais de 3 linhas devem ser digitadas em Arial 11, com espaçamento simples entre as linhas e destacadas do texto por margem esquerda de 4 cm.; as citações de até três linhas devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas.

4.9. As notas de rodapé serão em Arial 10, espaçamento entre linhas simples.

4.10. Os trabalhos poderão incluir, dentro dos limites de 15 páginas, tabelas e ilustrações, no corpo do texto ou como apêndices, no próprio arquivo do trabalho. Recomenda-se sejam usadas imagens em formato JPG.

 

5. Referências bibliográficas

Inserir referências em fonte Arial 12, espaçamento simples entre linhas, conforme normas da ABNT 6023 para trabalhos científicos. Cada referência deve ocupar um parágrado e devem estar separados por dois espaços simples.

 

6. Os trabalhos deverão ser submetidos tendo como base este modelo:

https://drive.google.com/file/d/1YghBRG60VVpdQJkXBxI6HLGZL5gZwPRO/view?usp=sharing

 

7. Em caso de dúvidas, enviar e-mail para <sedres@uft.edu.br>.

Submissões a esta conferência fecharam em 27/05/2018.